Cuidar de pele atópica não é tão fácil quanto parece. Inflamações recorrentes, prurido e sensação de queimadura permanentes e hipersensibilidade a qualquer alergénio. Como lidar com o problema e não enlouquecer? Fiquem a saber quais os melhores produtos e o melhor cuidado cutâneo neste artigo.
O que é pele atópica?
Se tem comichão, a pele descama e forma fissuras, é provavelmente atópica. Cada vez mais pessoas se queixam desta condição. Estima-se que cerca de 11% da população sofra de dermatite atópica. É diagnosticada sobretudo durante a infância mas não é regra.
A causa da dermatite atópica é atopia, uma desordem geneticamente determinada do sistema imunitário. A atopia pode provocar os seguintes sintomas de alergia:
- urticária em todo o corpo.
- problemas com os seios paranasais.
- rinite e conjuntivite sazonais.
- asma brônquica.
Os fatores que se seguem estão entre as causas de dermatite atópica: genes, sistema imunitário, película protetora da pele danificada, agressores externos. Além disso, a pele atópica é extremamente sensível a alergénios e stress.
Dermatite atópica: sintomas
A dermatite atópica aparece através de:
- erupção cutânea súbita que diminui passado muito tempo.
- pele invulgarmente sensível.
- familiares que sofrem de asma, rinite ou calcanhares gretados.
- pele muito seca e com prurido.
- manchas vermelhas em todo o corpo.
Emolientes no cuidado da pele atópica
Idealmente, utilizem durante atenuação dos sintomas e quando sentirem:
- prurido recorrente
- sensação de queimadura
- infiltrado inflamatório no rosto, pescoço, ombros, costas das mãos e pés
- calcanhares gretados.
No cuidado da pele atópica, os produtos mais benéficos são os que têm por base emolientes. Os dermocosméticos são os melhores – os produtos vendidos nas farmácias ou receitados por um dermatologista. Entre os emolientes, os mais eficazes incluem ureia, parafina, vaselina e lanolina.
Deixe uma resposta