Escrevi este artigo porque costumam perguntar-me como fico com o cabelo tão volumoso depois do tratamento com óleo. Compreendo que se deparem muitas vezes com o problema de ficarem com o cabelo colado entre si. Admito que o óleo nem sempre é fácil de remover. É por isso que vou dizer-vos o que fazer para evitarem a oleosidade após o tratamento com óleo, ou como remover o óleo totalmente e finalizar a terapia profissional com óleo com sucesso!
Tratamento capilar com óleo profissional: como remover o cabelo?
TRUQUE 1
Escolher o óleo certo!
Lembrem-se que nem todos os óleos são adequados para todos os tipos de cabelo e que alguns óleos podem sobrecarrregar o cabelo. Por exemplo, o vosso cabelo é pouco poroso e, em vez de usarem um óleo leve feito de pequenas partículas (penetrantes), utilizam um óleo com partículas grandes (não penetrantes). Neste caso, o óleo apenas adere ao cabelo, em vez de penetrar no seu interior e fazer o que lhe compete – as partículas são demasiado grandes para aceder às estruturas capilares internas. Estes óleos são bons para cabelo danificado e altamente poroso, não para cabelo fino que necessita de produtos leves. De um modo geral, a regra fundamental para escolher um óleo que não sobrecarregue o óleo diz o seguinte:
ESCOLHA O ÓLEO CERTO PARA A POROSIDADE DO SEU CABELO
Como fazem para identificar o vosso tipo de cabelo? Executem um dos testes de porosidade capilar disponíveis online, como por exemplo no site da Nanoil, um especialista em óleos capilares.
TRUQUE 2
Nunca aplicar demasiado óleo!
Não percebo porque é que a maioria das pessoas pensa que, se espalhar mais produto no cabelo, funcionará melhor. Não é isso que se verifica. Esta regra aplica-se a todos os tipos de produtos, não só aos óleos: devem manter a moderação! Uma amiga minha gosta de passar tanto hidratante na pele que, depois de algumas horas de uso, parece que o produto vai escorrer pelo rosto… Mas vou direta ao assunto.
Quanto óleo devem aplicar para revestir uniformemente o cabelo (pelos ombros) e o couro cabeludo? Cerca de 7 ml, ou seja, uma colher de sopa. Este é um valor para iniciantes. Depois de dominarem a aplicação, vão precisar de cerca de 5 ml para o cabelo e a pele. Nota: o óleo não deve escorrer pelo cabelo e devem fazê-lo com moderação – o cabelo sabe quanto óleo deve absorver para obter todos os nutrientes essenciais.
TRUQUE 3
Emulsionar o óleo!
Que palavra estranha! Não se preocupem, fazer uma emulsão não é um procedimento complicado que devem fazer no final do tratamento com óleo. É muito simples: antes de molharem o cabelo, passarem champô e removerem o óleo, apliquem um condicionador ou máscara capilar e deixem atuar por cerca de 5 minutos (sim, isso mesmo, aplicam com o cabelo revestido de óleo). Para quê? O condicionador ou máscara neutralizam o óleo ou, por outras palavras, impedem que a oleosidade se acumule no cabelo. Em seguida, utilizem água morna para remover a máscara e lavem o cabelo com champô. É um truque simples, mas muito eficaz – o cabelo não fica sobrecarregado nem fragilizado.
É tudo por hoje. Como podem ver, não é preciso muito para renovar o cabelo. Espero que as minhas sugestões sejam úteis. 🙂 Contem-me as vossas experiências com o tratamento capilar com óleo! 🙂
Deixe uma resposta