O tema dominante do meu artigo de hoje é o cabelo. Além disso, vou tentar abordar um assunto: Porque é que a maioria de nós NÃO SABE lavar o cabelo corretamente! De facto, esta atividade aparentemente prosaica danifica os fios, em vez de os embelezar e melhorar. Como é que isso é possível? Aparentemente, lavamos o cabelo incorretamente ou usamos produtos capilares incompatíveis. Hoje, vou apresentar-vos a forma mais adequada de lavar o cabelo, vou dizer que produtos devem utilizar e a frequência com que devem lavar o cabelo. Boa leitura!
Por que é importante lavar o cabelo?
Esta questão trivial parece ser bastante traiçoeira. Acreditem em mim, o cabelo não gosta de ser lavado! O couro cabeludo gosta porque produz sebo, mas o cabelo – amenos que não utilizem produtos de estilização capilar – não gosta de ser lavado regularmente. É importante perceber que não só remove a sujidade como também priva o cabelo de minerais e outros nutrientes essenciais. Basicamente, depende do champô que utilizam diariamente. Na verdade, em algumas regiões do mundo, as mulheres usam óleos naturais para lavar o cabelo. As mulheres da tribo Himba não usam água de todo… Nós encharcamos o cabelo, deixamo-lo húmido, ensaboamos e enxaguamos. A espuma pode produzir efeitos diferentes, por isso o melhor será descobrir o que é que a compõe. E esta é a primeira dica sobre COMO LAVAR O CABELO.
Como lavar o cabelo e o couro cabeludo?
Escolher o champô certo
O cerne do problema está em escolher produtos de cuidado capilar inadequados. Ora vejamos: se desejarem obter um efeito específico no cabelo, optem por champôs dedicados ao seu tipo de cabelo. Por exemplo, o cabelo seco procura reforço e maior hidratação, o cabelo fino precisam de um aumento de volume, o cabelo oleoso deseja ser limpo e reparar as glândulas sebáceas. Para concluir, quando escolherem um champô para vocês próprias, tenham sempre em mente as necessidades do cabelo.
Utilizar champôs isentos de parabenos e SLS
O que são parabenos e substâncias como SLS e SLES? Resumidamente, são ingredientes sintéticos responsáveis por conservar um determinado cosmético e/ou criar espuma. É certo que não melhoram o estado do cabelo. Na verdade, os seus efeitos no cabelo são bastante negativos.
Não utilizem demasiado champô!
Não vão lavar melhor o cabelo nem os fios vão ficar mais saudáveis e brilhantes se usarem meia garrafa de champô em cada lavagem. A dose ideal de champô a usar é aquela que vos permite lavar livremente o cabelo. Como definir essa quantidade? Comecem por distribuir uma pequena gota de champô e apliquem no couro cabeludo com uma massagem. Se a quantidade de espuma criada revestir o cabelo em todo o seu comprimento, isto significa que utilizaram a quantidade adequada de champô. Muito bem, se precisarem que vos dê uma imagem do tamanho – distribuam uma gota do tamanho de um feijão (ou dois feijões).
Não deitem o champô diretamente no couro cabeludo!
Antes de lavarem o cabelo com champô, deitem-nos primeiro nas palmas das mãos e misturem com água. Desta forma, diluem o champô e produzem espuma. Isto, por sua vez, irá ajudar-vos a distribuir o champô uniformemente pelo couro cabeludo.
Concentrem-se no couro cabeludo
Basicamente, o champô deve ser aplicado no couro cabeludo e a espuma combinada com água deve revestir o cabelo. Continuem a lavar o cabelo para que a espuma desça livremente ao longo dos fios. A maioria de nós aplica o champô nos fios, mas essa prática danifica o o cabelo e contribui para a desidratação.
Lavem o cabelo duas vezes, se necessário
Na maioria dos casos, o cabelo oleoso precisa de ser lavado duas vezes. Portanto, se sentirem que o cabelo não está suficientemente limpo, lavem-no novamente.
Não utilizem água muito quente para remover o champô!
Acreditem, o cabelo não é fã de água quente. A água fria suaviza as cutículas e melhora o fluxo sanguíneo, pelo que é considerada a mais adequada para o cabelo. Tendo isto em mente, experimentem usar água morna para remover o champô.
Não esfreguem o cabelo com uma toalha!
Espremam o cabelo delicadamente e enrolem a cabeça com uma toalha de algodão. Em nenhuma circunstância devem esfregar uma toalha áspera no cabelo molhado. É importante perceber que os fios húmidos ficam mais propensos a danos e que a fricção vigorosa danifica gravemente a estrutura do cabelo.
Muito bem, acho que todos os assuntos debatidos acima vão ajudar-vos a lavar o cabelo de forma mais consciente. Agora já estão a par dos erros comuns de lavagem de cabelo que devem ser evitados para terem um cabelo grosso e saudável. No entanto, creio que ficaram duas coisas por explicar.
Primeiro, com que frequência devem lavar o cabelo? Bem, com a frequência que desejarem 🙂 Por favor, não me interpretem mal, mas o melhor conselho que posso dar é que devem apenas observar o cabelo e, quando perceberem que precisa de ser lavado, façam-no. Podem lavar o cabelo todos os dias.
Segundo, como lavar o cabelo mais rapidamente? Bem, não há nada para acelerar. Portanto, se não tiverem muito tempo, optem por um champô seco. Mas façam-no ocasionalmente e quando a situação exigir realmente a utilização de uma alternativa.
E é tudo o que tenho para vos dizer. Divirtam-se a lavar o cabelo! 🙂
Deixe uma resposta