Cuidado capilar eficaz? Como faço para ter um cabelo grosso que não cai

Olá 🙂

O que parece ser bastante simples à primeira vista, muitas vezes gera muitos problemas. Cuidado capilar. Sabem mesmo cuidar do vosso cabelo corretamente? Sabem o que devem fazer para evitar a queda de cabelo e a perda de volume? Como tornar o cabelo brilhante e que técnica de estilização capilar escolher para evitar os danos?

Hoje vou dedicar este artigo ao tema do cuidado capilar consciente. Vou revelar algumas dicas sobre como desfrutar de um cabelo brilhante e volumoso. Devido a estas dicas, raramente tenho o clássico Dia de Cabelo Mau de que tantas mulheres se queixam.

Cuidado capilar. Retenham as seguintes informações!

Vou começar por relembrar que a forma mais eficaz de manter o cabelo saudável consiste na implementação de uma rotina de cuidado capilar abrangente. Na prática, isto significa mais ou menos que vão ter de cuidar do cabelo não só superficialmente (com condicionador, sérum, óleo natural), mas também a partir do interior (alimentos, vitaminas, cosméticos que penetram profundamente).

Se querem ter o cabelo bonito e espesso, devem lembrar-se de algumas regras de cuidado capilar eficazes:

  • menos é mais: demasiados cosméticos não são bons para o cabelo
  • colorações frequentes, descolorações e estilização térmica danificam o cabelo
  • proteção contra o sol, a poluição e o calor é obrigatória
  • cuidado capilar natural é melhor, especialmente se usarem óleos de beleza
  • é mais sensato proporcionar um cuidado intensivo ao cabelo: hidratar, nutrir e regenerar
  • tudo começa a sua cabeça, e cuidar bem do couro cabeludo é fundamental para ter um cabelo maravilhoso!

Cuidado capilar aconselhável passo a passo

  1. LAVAGEM DO CABELO – o cuidado capilar começa no momento em que utiliza um champô, portanto, o melhor será optarem por um champô livre de SLS, SLES e outras substâncias potencialmente prejudiciais. Aproveito também para vos relembrar de que devem lavar o cabelo delicadamente – evitem amassá-lo ou embaraçá-lo.
  2. SECAGEM DO CABELO – a regra é simples neste caso: se possível, deixem o cabelo secar naturalmente. Expor o cabelo ao fluxo de ar quente produzido pelo secador de cabelo é bastante prejudicial e pode deixá-lo frisado e arrepiado. No entanto, se tiverem mesmo de acelerar o tempo de secagem, definam a temperatura do acessório de estilização capilar para um valor médio.
  3. CUIDADO CAPILAR – podia ficar horas a falar sobre como cuidar bem do cabelo. No entanto, vou tentar ser breve. Podem encontrar todos os detalhes alguns parágrafos abaixo.
  4. ESTILIZAÇÃO CAPILAR – para mim, a técnica de estilização capilar imbatível é a estilização noturna – é, de longe, mais segura e eficaz do que a estilização térmica. Basicamente, obtêm os mesmos resultados: volume e forma. Em que consiste a estilização capilar noturna? É simples: precisam apenas de rolos ou pedaços de pano de algodão nos quais enrolam o cabelo húmido e… vão dormir. De manhã, acordam com o cabelo lindamente encaracolado.

As minhas dicas comprovadas sobre nutrição capilar

Eu sei que cada uma de nós tem as suas técnicas testadas e comprovadas que ajudam o cabelo a permanecer saudável, bonito e a evitar que caia excessivamente. Tudo o que posso fazer é revelar os meus truques, mas cada uma de vós terá de definir o seu horário personalizado de cuidado capilar. Apenas uma rotina de cuidado capilar personalizada é 100% eficaz.

O meu estojo de beleza é ocupado maioritariamente por óleos de beleza naturais que nos oferecem inúmeras aplicações. Por exemplo, aplico-os no cabelo antes da lavagem, antes da secagem com secador (para proporcionar proteção térmica) e nas pontas. Também tento realizar tratamento capilar com óleo regularmente porque sei que os óleos fornecem lípidos, vitaminas e minerais preciosos ao cabelo.

Naturalmente, também aplico condicionadores e máscaras de vez em quando. O que todos os produtos de cuidado capilar que utilizo têm em comum é o facto de serem cosméticos naturais, pois o meu cabelo (como o cabelo da maioria de vós) reagem mal às fórmulas que contêm muitas substâncias sintéticas.

Como cuidar do couro cabeludo?

Não negligenciem a importância do couro cabeludo. Afinal, este é o local exato onde o cabelo cresce, portanto, é importante garantir que o cabelo tenha um “solo fértil”. A boa notícia é que não precisam de saber cuidar do couro cabeludo profissionalmente – em vez disso, também devem utilizar óleos naturais. Depois vão perceber que não vão precisar de fazer tratamentos dispendiosos para ter um cabelo deslumbrante.

O que eu faço para melhorar o couro cabeludo de forma profissional é realizar tratamento capilar com óleo, o que significa que aplico regularmente uma mistura de óleos na pele da minha cabeça, fazendo uma massagem (adoro a mistura de óleo de rícino e óleo de amêndoa). Tento realizar este tratamento capilar caseiro antes de cada lavagem. Desta forma, o meu cabelo nunca mais ficou desidratado, não tem caspa nem prurido. Em vez disso, o meu cabelo está mais grosso e volumoso.

A estilização capilar é prejudicial?

Por fim, vou falar-vos um pouco de estilização capilar, já que este é o fator que provoca os danos mais graves no cabelo – isto se estilizarmos o cabelo incorretamente.

Vale a pena analisar a forma como estilizamos o nosso cabelo. Na minha opinião, o melhor será estilizar o cabelo seco porque não o expomos a uma perda de humidade rápida. Além disso, o cabelo molhado fica mais propenso a danos, sendo a estilização do cabelo seco uma solução melhor.

No entanto, se não quiserem esperar que o cabelo seque naturalmente, recomendo que experimentem a estilização capilar noturna. Este é um termo generalista que inclui todos os métodos ecológicos de encaracolamento do cabelo, como utilização de rolos, trança ou fita elástica. Recomendo vivamente este método!

Digam-me se quiserem saber algo mais sobre práticas de cuidado capilar consciente 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você pode gostar também

Aqui você pode encontrar os artigos relacionados com o post que você leu recentemente.