A minha lista de antioxidantes: a melhor maneira de manter a pele jovem e saudável

Olá,

Tenho a certeza de que se questionam do que podem fazer para resolver os problemas das rugas, descolorações, pele baça e outros sinais desagradáveis da passagem do tempo. Bem, eu tenho algumas ideias para vocês sobre como lidar com os sinais de envelhecimento. Comigo funcionam na perfeição. De que é que eu estou a falar? Antioxidantes! Hoje, vou apresentar-vos a minha lista pessoal dos melhores antioxidantes para a pele.

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes protegem o nosso organismo contra os radicais livres que são responsáveis por danificar a nossa pele, acelerando o envelhecimento. Existem muitas fontes de antioxidantes e estas incluem produtos de cuidado cutâneo e produtos alimentares, como vitaminas, ácidos e extratos vegetais. Todas as pessoas devem usar cosméticos com antioxidantes, independentemente da idade e do tipo de pele. A minha sugestão é que comecem por experimentar utilizar antioxidantes na primavera. Mas isto não significa que seja má ideia iniciar um tratamento com antioxidantes no inverno, por exemplo. Quero apenas dizer que, na primavera e no verão, a nossa pele está mais exposta aos radicais livres.

Antioxidantes eficazes: Quais devem escolher?

Temos vários tipos de antioxidantes à escolha. Abaixo podem encontrar alguns deles. São os que eu utilizo mais:

  • Ácido ferúlico – elimina os radicais livres juntamente com outras espécies reativas de oxigénio. Podem utilizar este antioxidante como um sérum antes do protetor solar. O mais interessante é que o ácido ferúlico combina bem com as vitaminas C e E, aumentando a sua eficácia.
  • Coenzima Q10 – este é um constituinte natural da nossa pele, cujos níveis reduzem com a idade. Na verdade, existem também outros fatores que contribuem para reduzir os níveis de coenzima Q10 na nossa pele e eles são: dieta pouco saudável, raios UV, doenças e alguns medicamentos. Estudos demonstraram que esta substância é mais eficaz quando combinada com vitamina C e E.
  • Extrato de chá verde – é responsável por bloquear uma enzima que destrói as células da pele, o ácido hialurónico e os lípidos que ligam as células. Também apresenta efeito de antienvelhecimento.
  • Niacinamida (vitamina B3) – é conhecida por aumentar a produção de ceramidas na pele e reduzir o risco de perda de água. Regula a ação das glândulas sebáceas, elimina as descolorações e acalma as inflamações. Costuma ser adicionada a vários cremes anti-idade.
  • Extrato de grainha de uva – protege a pele contra os radicais livres e a perda de colagénio, elastina e ácido hialurónico. Além disso, este extrato evita que a pele fique flácida, reforça os vasos sanguíneos e potencia a microcirculação.
  • Ácido lipóico – elimina os radicais livres, ilumina a pele, apresenta ação anti-inflamatória e combate as rugas. Além disso, este ácido é capaz de fazer frente ao impacto negativo que os raios UV têm na nossa pele.

Esta é a lista dos meus antioxidantes favoritos. Também têm preferência sobre antioxidantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você pode gostar também

Aqui você pode encontrar os artigos relacionados com o post que você leu recentemente.