Como eliminar as pontas espigadas?
Suspeito que esta perguntas tira o sono a algumas de vocês… As estatísticas mostram que, em média, uma em cada três mulheres tem as pontas do cabelo espigadas. Não se esqueçam, porém, que existem muitas soluções para este problema!
Vou contar-vos a minha história primeiro. Há alguns meses, as pontas espigadas eram a minha maior tragédia capilar. O meu cabelo estava tão quebradiço que, mesmo com a minha rotina de cuidados capilares variada e cuidadosa, via-me obrigada a aparar as pontas regularmente. Cada lavagem, secagem e rotina de estilização era uma luta contra os fios arrepiados. Ainda assim, não desisti. Pesquisei na Internet e, por fim, encontrei! As melhores soluções, testadas e comprovadas, para pontas espigadas.
Vou direta ao assunto e partilhar as ideias convosco. Espero que vos permitam gerir as pontas rebeldes do cabelo.
Causas para as pontas espigadas
Antes de apresentar as melhores soluções, gostava de dizer-vos as principais causas para o cabelo ficar espigado. Além de recorrerem a tratamentos de qualidade para pontas danificadas, devem fazer todos os possíveis para minimizar o risco de danos futuros. Como? Evitando as coisas que danificam o cabelo e deixam as pontas espigadas!
Estas são as principais causas para as pontas danificadas e espigadas:
- cuidados capilares indevidos, como excesso de proteína.
- processamento químico.
- estilização térmica em excesso.
- secar o cabelo usando fluxo de ar quente e sem protetores térmicos.
- escovagem agressiva.
- produtos à base de álcool, com cosméticos de estilização capilar.
- danos mecânicos provocados por acessórios capilares.
- puxar o cabelo ao secar com a toalha.
- dieta pobre em gorduras, toma insuficiente de nutrientes.
O que usar para reparar as pontas espigadas?
Aqui vai a minha lista das principais soluções para pontas espigadas. Sugiro que testem todas elas – algumas podem não ser eficazes no seu cabelo, mas tenho a certeza de que pelo menos uma será do vosso agrado e vão querer introduzi-la nos vossos cuidados capilares. Digam-me qual destes métodos se revelou eficaz no vosso caso! Porém, antes de deixarem um comentário, familiarizem-se com as minhas principais escolhas.
1. Aplicar óleos capilares nas pontas espigadas
Os óleos estão e estarão sempre presentes na minha rotina capilar. Para sempre, acho eu. São eficazes até a reparar as pontas espigadas. Apliquem uma pequena porção de óleo nas pontas do cabelo após a lavagem e antes de secar para evitar que se partam. Optem por óleo de argão, que é um ótimo protetor térmico, ou óleo de semente de algodão – ideal para as pontas do cabelo. Confiram vocês mesmas! É muito simples e tenho a certeza de que todas têm um óleo de qualidade em casa. Certifiquem-se de que é um óleo natural sem aditivos.
2. Gel de linhaça
Se não tiverem um óleo natural em casa, podem recorrer a outro produto fantástico com incríveis propriedades protetoras, que vocês próprias são capazes de fazer em poucos minutos. Como fazer um gel natural de linhaça? Coloquem uma colher de linhaça e um copo de água numa panela e cozinhem durante 10 a 15 minutos. Deixem arrefecer e coem. Deverão obter uma máscara em forma de gel. Tudo o que precisam de fazer é aplicar o gel de linhaça nas pontas do cabelo para evitar que se partam, reparando e fornecendo nutrientes ao mesmo tempo. Este método é um sucesso.
3. Máscara capilar de ovo
Uso tanto máscara de gema de ovo quanto óleos. Esta receita era da minha avó, que costumava usar esta máscara caseira e tinha um cabelo lindo, comprido e saudável. A minha receita de máscara de ovo é simples: misturem uma gema de ovo com uma colher do óleo da vossa escolha e um pouco de sumo de limão. Eu aplico no cabelo, e de forma mais generosamente nas pontas. Deixo repousar por 15 minutos e depois lavo o cabelo. Isso é tudo de que precisam de fazer para deixar que a diversidade de proteínas nos ovos repare as pontas danificadas do vosso cabelo. Nota: a aplicação regular desta máscara é obrigatória para obter efeitos visíveis.
4. Laminação capilar
A utilização de um laminado produz efeitos semelhantes. Não estou a dizer para utilizarem produtos químicos. Podem encontrar ingredientes naturais que reconstroem o cabelo e criam uma camada protetora à sua superfície. Óleo, linhaça ou gelatina podem funcionar como laminado. Se não forem veganas, experimentem gelatina, pois é rica em proteínas essenciais para o cabelo. Aplicam gelatina no cabelo e deixam atuar durante 10 a 15 minutos, e depois lavam o cabelo completamente para obterem uma suavidade formidável. As pontas do cabelo ficam sedosas, menos quebradas e frisadas.
5. Máscara de banana e abacate
Gosto recorrer a esta bomba de vitaminas. Ajuda a eliminar as pontas espigadas e a revitalizar o cabelo. Esta máscara de cabelo frutada caseira é fácil de fazer. Basta misturarem meia banana, meio abacate, uma colher de chá de mel, uma colher do vosso óleo favorito e iogurte natural. Apliquem a mistura nas pontas ou em todo o comprimento do cabelo, aguardem quinze minutos, enxaguem e já está! Sugiro que utilizem esta máscara regularmente, pois é a única maneira de fortalecerem as pontas do cabelo.
Digam-me qual o vosso método favorito e deixem um comentário. 🙂
Deixe uma resposta